A Rede Mineira de Etnobiologia e Etnoecologia foi criada em Abril de 2010, no I Encontro Mineiro e V Simpósio Regional de Etnobiologia e Etnoecologia (Sudeste) em Viçosa, Minas Gerais. Durante este primeiro encontro mineiro, foi realizada a mesa redonda “Etnobiologia e Etnoecologia em Minas Gerais: quem somos e o que fazemos?”, quando dez pesquisadores de diferentes instituições puderam socializar as suas experiências e de seus grupos de pesquisa. O espaço foi valioso porque foi a primeira vez que os pesquisadores do estado se olharam frente a frente e conversaram sobre os seus respectivos desejos, tendo em mente a consolidação da Etnobiologia em Minas.

A RMEE busca articular os profissionais e grupos de pesquisa que trabalham com a Etnobiologia e Etnoecologia em Minas Gerais, tendo em mente o fortalecimento destes campos de conhecimento no estado. Espera-se que este espaço virtual seja um local de encontro para a socialização dos trabalhos, experiências, relatos, reflexões teóricas e metodológicas, bem como a divulgação de estágios e parcerias.




Projetos (em construção)

Título: ETNOBOTÂNICA E SOBERANIA ALIMENTAR NO NORTE DE MINAS GERAIS: RESGATE DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS TRADICIONAIS ENTRE GERAIZEIROS, CAATINGUEIROS, VAZANTEIROS E QUILOMBOLAS
Equipe: Carlos Ernesto G. R. Schaefer - Departamento de Solos/UFV (Coordenador)
France Maria Gontijo Coelho - Departamento de Extensão Rural/UFV
Walnir Ferreira Júnior - Instituto Nacional de Áreas Úmidas/UFMT
Reinaldo Duque-Brasil - Departamento de Biologia Vegetal/UFV
Gustavo Taboada Soldati - Departamento de Biologia/ UFRPE
Objetivo:
Contribuir para o resgate do conhecimento acumulado sobre o uso de plantas na alimentação em comunidades de geraizeiros, caatingueiros, vazanteiros e quilombolas que habitam as regiões semi-áridas de Minas Gerais, tendo em mente a produção de conhecimentos científicos e tecnologias sociais voltadas para a soberania alimentar destes grupos tradicionais.
Período:
Agosto 2010 à Agosto 2012
Localidade:
Norte de Minas Gerais


Título: ESTRUTURA E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO BOTÂNICO EM DOIS GRUPOS SOCIAIS DISTINTOS: COMUNIDADES RURAIS E ASSENTADOS RURAIS (CAPITÃO ENÉAS, NORTE DE MINAS GERAIS)
Equipe: Gustavo Taboada Soldati - Departamento de Biologia/ UFRPE
Ulysses Paulino de Albuquerque - Departamento de Biologia/ UFRPE
Natália Hanazaki - Departamento de Ecologia e Zoologia/ UFSC
Marta Crivos - Facultad de Ciencias Naturales y Museo de la Universidad Nacional de La Plata, Argentina
Objetivo: Investigar como a organização social e o contexto ambiental influenciam na dinâmica e consolidação do Conhecimento Botânico Local sobre plantas medicinais em dos grupos sociais distintos: assentados pela reforma agrária e comunidades rurais.
Período: Fevereiro 2009 à Fevereiro 2013
Localidade: Capitão Enéas (Norte de Minas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário